O Sermão da Montanha
Jesus, pois, vendo as multidões,
subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele
se pôs a ensiná-los, dizendo:
Bem-aventurados os humildes de
espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram,
porque eles serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque
eles herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e
sede de justiça porque eles serão fartos.
Bem-aventurados os
misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de
coração, porque eles verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores,
porque eles serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos
por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sois vós, quando
vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por
minha causa.
Alegrai-vos e exultai, porque é
grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que
foram antes de vós.
Vós sois o sal da terra; mas se o
sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais
presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se
pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia
a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que
estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz
diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso
Pai, que está nos céus.
Não penseis que vim destruir a lei
ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que,
até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só
til, até que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um
destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será
chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será
chamado grande no reino dos céus.
Pois eu vos digo que, se a vossa
justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no
reino dos céus.
Ouvistes que foi dito aos antigos:
Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que todo
aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a
seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu
do fogo do inferno.
Portanto, se estiveres
apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem
alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai
conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu
adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o
adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão.
Em verdade te digo que de maneira
nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
Ouvistes que foi dito: Não
adulterarás.
Eu, porém, vos digo que todo
aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu
adultério com ela.
Se o teu olho direito te faz
tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus
membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te faz
tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus
membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.
Também foi dito: Quem repudiar sua
mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo que todo
aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz
adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.
Outrossim, ouvistes que foi dito
aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus
juramentos.
Eu, porém, vos digo que de maneira
nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque
é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; nem
jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim;
não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.
Ouvistes que foi dito: Olho por
olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não
resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita,
oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a
túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil
passos, vai com ele dois mil.
Dá a quem te pedir, e não voltes
as costas ao que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás ao
teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai aos
vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do
vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons,
e faz chover sobre justos e injustos.
Pois, se amardes aos que vos amam,
que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes somente os vossos
irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo?
Sede vós, pois, perfeitos, como é
perfeito o vosso Pai celestial.
Guardai-vos de fazer a vossa
esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis
galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
Quando, pois, deres esmola, não
faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas
ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já
receberam o seu galardão.
Mas, quando tu deres esmola, não
saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
Para que a tua esmola seja dada em
secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
E, quando orares, não sejas como
os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das
ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o
seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no
teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu
Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs
repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos
Não vos assemelheis, pois, a eles;
porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Portanto, vós orareis assim:
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como
no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos
nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o
reino, e o poder, e a glória, para sempre.
Amém.
Porque, se perdoardes aos homens
as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos
homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
E, quando jejuardes, não vos
mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos,
para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o
seu galardão.
Tu, porém, quando jejuares, unge a
tua cabeça, e lava o teu rosto,
Para não pareceres aos homens que
jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te
recompensará publicamente.
Não ajunteis tesouros na terra,
onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde
nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso
tesouro, aí estará também o vosso coração.
A candeia do corpo são os olhos;
de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem
maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas,
quão grandes serão tais trevas!
Ninguém pode servir a dois
senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e
desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Por isso vos digo: Não andeis
cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de
beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais
do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem
semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta.
Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os
seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que
andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não
trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo
Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva
do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito
mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos,
dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os
gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de
todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de
Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia
amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Não julgueis, para que não sejais
julgados.
Porque com o juízo com que
julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de
medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro
que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão:
Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave
do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Não deis aos cães as coisas
santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com
os pés e, voltando-se, vos despedacem.
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e
encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe;
e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
E qual de entre vós é o homem que,
pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma
serpente?
Se vós, pois, sendo maus, sabeis
dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus,
dará bens aos que lhe pedirem?
Portanto, tudo o que vós quereis
que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os
profetas.
Entrai pela porta estreita; porque
larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os
que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e
apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Acautelai-vos, porém, dos falsos
profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos
devoradores.
Por seus frutos os conhecereis.
Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz
bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus
frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto
corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os
conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor,
Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que
está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia:
Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos
demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente:
Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Todo aquele, pois, que escuta
estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que
edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios,
e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava
edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas
palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua
casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios,
e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
E aconteceu que, concluindo Jesus
este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
Porquanto os ensinava como tendo
autoridade; e não como os escribas.
Evangelho de São Mateus